domingo, 24 de março de 2013

COMO FAZER SEU GATO PARAR DE ARRANHAR OS MÓVEIS


Não é impossível, mas exige paciência e criatividade

.Arranhar os móveis, tapetes e outros utensílios é um comportamento natural, provocado por uma necessidade biológica de manter suas garras em forma, assim como proporcionar uma forma de exercício para os ombros, pernas e patas através do alongamento e retração. Eles têm glândulas odoríferas em suas patas; não é um odor forte, porém, é bastante distintivo. Arranhar objetos é uma forma de anunciar a presença do seu animal para outros gatos e outros animais, e deixar claro que aquele local já tem dono. 

Compre pelo menos um arranhador para o seu bichano. Um arranhador é a resposta ; porém, levará tempo para incentivar o seu animal a usá-lo, e quando você comprá-lo , há algumas coisas a considerar.Tem que ser tão alto quanto o seu felino quando ele fica de pé nas suas patas traseiras. Certifique-se de que ele seja firme e que não tombe sob o peso do seu gato.deve ser como casca de árvore (o elemento natural para gatos arranharem), ou seja, áspero e grosseiro. Os com corda de sisal em torno deles são os melhores, ter mais de um poste, especialmente se  tiver muitos gatos, se 
 sua casa tiver mais de um andar, ou se for uma casa grande. Isto irá diminuir as chances do gato arranhar a mobília em outros cômodos. 

Concentre-se, principalmente, nos cômodos atenção às peças da mobília nas quais o animal gosta de usar as unhas coloque um poste perto dela e deixe uma peça da sua roupa no topo por um tempo, ou use a parte superior do poste para colocar alguns itens pessoais, assim, o seu gato o verá como parte de sua marca territorial.

  •  Se você ainda não teve a oportunidade de treinar o seu gatinho a usar um arranhador a partir do zero, uma boa sugestão é você embrulhar o presente e deixar o seu gato "descobrir" esta nova maneira de afiar as garras por si mesmo. Se ele pensar que por ter achado o objeto ele pode reivindicá-lo como sua propriedade, você não terá problema nenhum em convencê-lo a usá-lo.
  • Às vezes, a rivalidade entre gatos pode interferir no uso de um arranhador. Se um animal “banir” um outro , certifique-se de que aquele que perdeu a posição dominante tenha o seu próprio arranhador em outra área. Cada gato pode ter diferentes territórios pessoais e lugares favoritos. Isto é o mesmo que acontece quando alguns felinos se recusam a usar caixas de areia usadas por outros animais e exigem uma apenas para eles.
  •  Se você tem um frasco vaporizador de água, você pode tentar esguichar água no seu gato sempre que ele começar a arranhar a mobília. Tente fazer isso antes que ele comece a arranhar, mas se não for possível, esguiche de qualquer maneira quando ele estiver no meio da ação. Isso não vai machucá-lo, porém, vai ajudá-lo a associar arranhar uma peça da mobília com uma desagradável borrifada de água!
  • Se o seu animal é do tipo que faz a festa quando você está no trabalho ou fora de casa, uma solução é cobrir os móveis com capas de plástico. Eles não gostam de andar sobre plástico por causa do cheiro e do toque. 
  • Mantenha as garras do seu gato aparadas. Uma vez que parte da razão para arranhar é aguçar e até mesmo regular o crescimento das garras, você pode ajudar cuidando regularmente das unhas do seu animal de estimação. Se você não souber como apará-las, pergunte ao seu veterinário para lhe mostrar como fazer isso pela primeira vez, pois será fácil machucar o seu gatinho se você não souber o que você está fazendo. Um gato que não está acostumado a ter as garras aparadas pode se sentir um pouco incomodado inicialmente, porém, não desista e continue até que ele se acostume com isso. Mais uma vez, procure elogiá-lo ao aparar as suas garras para que ele saiba que você está cuidando dele.
  • Feche as portas dos quartos mobiliados com móveis, acessórios e objetos caros. Se você tem antiguidades ou móveis de grande valor, por uma razão ou outra, considere deixá-los em uma zona livre de gatos. Certifique-se de que todos na família estejam cientes de que os felinos não são permitidos nestes locais e sempre mantenha as portas para essas áreas fechadas.  . Peça as outras pessoas da família para terem cuidado em vez de esperar que o gato conheça a diferença entre móveis importantes e móveis menos importantes.

Boa sorte,  e  não abandone seu animal por isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário