segunda-feira, 11 de março de 2013

COLEIRA PARA GATOS


Coleira em gato



Estudando a necessidade
  
Se seu gato tem acesso às ruas/telhados/muros, é interessante que ele tenha uma identificação, uma medalhinha pequena e discreta com nome, telefone, nome do proprietário, etc. Mas lembrando que LUGAR DE GATO É DENTRO DE CASA.
Neste caso, precisamos de uma coleira que fique firme em seu pescoço, sem folgas ou sobras, mas que não aperte. Seja apenas justa. Ela não pode ter folgas, pois pode se enroscar em algum lugar e o gato se enforcar. Ou ainda, ao limpar/lamber a região do pescoço e cabeça, o gato corre o risco de prender a pata, ficar nervoso tentando se livrar e acabar se machucando.

O mercado já dispõe de coleiras próprias para gatos. Sempre prefira modelos COM ajuste. Pessoalmente eu não uso nos meus.


Cuidado com acessórios “para cães e gatos”. Cão é cão e gato é gato. Lembre-se: gato não é cão pequeno!!!



Masss… se você tem uma festa em casa, um passeio diferente, por que não usar? :)

É uma situação atípica e esporádica. É charmosíssimo e glamouroso ter um adorno!! Mesmo para os meninos.
Sempre respeitando as regrinhas:

  • em primeiro lugar, que seu gato se sinta absolutamente confortável
  • que seja leve
  • que seja justa: nem apertada, nem folgada
  • que seja de elástico sempre com regulagem

Laços de pescoço e gravatas de banho e tosa

Seu gato(a)  foi tomar banho e voltou com laço/gravata no pescoço,deixe um pouco para fazer uma graça e tire. Quanto é “um pouco”? Apenas para chegar em casa e as pessoas vê-lo bonitinho. A menos que você tenha uma festa, etc. O elástico dos adornos de banho e tosa é fininho, estoura com facilidade. Seu gatinho pode engolí-lo tentando retirá-lo!!

Se seu gato infelizmente tem acesso a muros/telhados/rua, instrua o banhista a não colocar nenhum adorno. O risco de ter uma acidente sério é grande. Já vi casos de gatos que arranharam o próprio pescoço até sangrar tentando tirar o elástico, outros que prenderam a mandíbula/dentes e cortaram a própria boca. Já vi gatos persas perdendo toda a pelagem do pescoço por causa de nós de pêlos,  presos no elástico… Situações tristes que poderiam ser facilmente evitadas, retirando o enfeite assim que o gato chega em casa do pet shop.

Minha opinião pessoal é: se o gato não sai de casa, não precisa de nada em seu pescoço 24 horas por dia! Mesmo porque o uso contínuo de coleiras acaba marcando a região, amassando o pêlo. Isso se agrava ainda mais nos gatos de pêlos longos e semi-longos, como persas e maine coons, por exemplo.

Lembre-se destas preciosas dicas quando for levar seu peludo ao banho e tosa e ao comprar enfeitinhos para ele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário