TODO CUIDADO É POUCO QUANDO O ASSUNTO É ENVENENAMENTO
O envenenamento de cães e gatos é um fato que acontece com mais frequência do que imaginamos.
Vale lembrar que o envenenamento de animais está previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605, de 13/02/98), o artigo 32 da lei diz que é considerado crime ambiental “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”.
Sobre o envenenamento
A intoxicação pode ocorrer de forma acidental ou proposital, mas as medidas de socorro são as mesmas, independente se seu bichinho for gato ou cachorro. Acompanhe abaixo algumas dicas.
A intoxicação pode ocorrer de forma acidental ou proposital, mas as medidas de socorro são as mesmas, independente se seu bichinho for gato ou cachorro. Acompanhe abaixo algumas dicas.
Foto: Divulgação.
Gato no veterinário
-Em hipótese nenhuma dê leite para o seu animal nessas condições. Dependendo do que ele ingeriu, o leite pode acelerar o processo de envenenamento e ser fatal.
-Cuidado. Plantas também podem ser um risco para o seu animal, como a babosa, açucena, narciso, azaleia, ave do paraíso, copo de leite, mamona, etc.
-Caso você perceba o seu animalzinho com saliva excessiva e com princípio de convulsão, leve-o imediatamente para o seu veterinário de confiança. Pode também vomitar e defecar simultaneamente.
No caso do gatos, eles tendem a se esconder e muitas vezes temos dificuldades em pegá-lo.
-Pegue-o tomando alguns cuidados para não ser mordido.
*Já vivenciei algumas situações dessas.Só consegui salvar um porque vi a tempo.Ele ficou muito arisco, foi muito difícil pegá-lo. É muito sofrimento!
É possível salvar seu animalzinho do envenenamento se você agir com rapidez.
Evite que seu animal fique na rua ou vá para a casa dos vizinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário